Escola e Tecnologia juntas

Os grandes desafios que a Pandemia do Coronavirus trouxe para as Escolas não é algo tão desconhecido assim.

Hoje em dia, as atividades mais corriqueiras se desenvolvem com uso de recursos digitais, mesmo que seja apenas através uma consulta do buscador de preferência ou ao assistir um vídeo instrucional numa plataforma de Streamed.

Como a escola se comportava antigamente?

Para a Escola, a história mostra que giz e lousa eram suficientes para ensinar. A ideia era a de que o professor escrevia muito, falava muito e o aluno ouvia e copiava. E como copiava! Culturalmente quanto maior era o texto, maior o aprendizado relacionado. Mas parece que esse conceito deixou de ser a única referência em Educação.

Os alunos de hoje, crianças e adolescentes de um mundo totalmente diferente do que era antigamente, não apresentam mais o tão esperado rendimento ou interesse pela escola. Até porque nesse formato que historicamente se tornou uma grande referência nenhum dispositivo digital era utilizado, no máximo um dispositivo chamado “retroprojetor” que ampliava textos,  diferentes imagens e trazia maior estímulo visual as aulas.

Isso assustou, e trouxe uma reflexão: O que fazer?

Sabíamos o que fazer: A resposta estava clara. Trazer os recursos digitais tão estimulantes e presentes na vida dos alunos para a escola. Claro que a implantação seria gradativa e todos os profissionais seriam treinados para lidar com essa  “tal” Tecnologia. Esse termo “Ensino Híbrido” já pairava nos Congressos de Educação, mas como algo que estava chegando. Estava tudo sob controle.

Mas há 4 meses nos vimos forçado a encarar uma realidade onde a distância se fez necessária, o aprendizado efetivo se tornou imperativo e a tecnologia a única forma de tudo isso acontecer.

Passamos a ter que lidar de forma urgente com tudo aquilo que ainda não estava em nossos planos imediatos. Implantar pra já! E implantamos, nos adaptamos e sobrevivemos. Enfim podemos dizer que Escola e Tecnologia andam juntas.

Escola e Tecnologia juntas