Últimas Notícias

Setembro Amarelo – Você não está sozinho

Setembro Amarelo – Você não está sozinho, é o título do projeto que será desenvolvido pelo colégio com seus alunos durante esse mês, para conscientização da importância da saúde mental de jovens e adolescentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa no mundo acaba cometendo suicídio. Isso quer dizer que em média 800.000 mil pessoas no ano acabam perdendo a sua vida.

Outros dados apontados em 2016, indicam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 à 29 anos.

Diante disso fica mais clara a importância que devemos dar a esse tema, desenvolvendo palestras, campanhas, entre outros meios de ajuda e conscientização.

Essa é a proposta do Setembro Amarelo, ajudar pessoas, entendê-las.

Você sabe como surgiu o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo surgiu em Setembro de 1994, nos Estados Unidos, após um jovem de apenas 17 anos, dono de um Mustang Amarelo, se suicidar.

Surpreendentemente em seu enterro, seus pais e amigos distribuíram cartões enrolados em fitas amarelas com frases de incentivo a pessoas que estavam passando por dificuldades emocionais.

A ideia ocasionou um movimento de Campanha ao Suicídio que até hoje usa como símbolo uma fita amarela.

Então, inspirado no caso Emme, o CVV (Centro de Valorização da Vida) junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2015 adotou a Campanha Setembro Amarelo aqui no Brasil com o intuito de realizar campanhas de ajuda e conscientização.

Mas qual a importância dessas Campanhas?

As Campanhas são importantes para que, além de trazer esse tema à tona, tragam informações e opções de tratamentos ao público.

Visando reduzir o preconceito existente e que faz as pessoas ficarem com medo e vergonha de se abrir e pedir ajuda quando estão em sofrimento.

Atualmente acredita-se que o suicídio é algo distinto e que não afeta muitas pessoas, mas pelo contrário, a cada dia vem se tornando algo mais comum, principalmente nesse momento de pandemia, onde mais do que nunca as campanhas de prevenção devem ser efetivas, por ser um assunto muito sério.

Suicídio nesse Momento de Pandemia

No momento de pandemia que estamos atualmente, os casos de suicídio vêm aumentando constantemente.

Pessoas que têm depressão recebiam ajuda através de um psiquiatra ou psicólogo tiveram seus tratamentos suspensos e voltaram a ter gatilhos e pensamentos auto destrutivos.

Outras pessoas acabaram desenvolvendo por diversos motivos, como: perda de trabalho, perda de pessoas próximas, o isolamento social entre outros motivos.

Estamos passando por um momento em que todos devem ajudar, e devem ser ajudados!

Assim sendo, se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, entre no site da CVV, lá possuem voluntários 24 horas por dia dispostos a conversar e te ajudar.

Setembro Amarelo – Você não está sozinho!

“Dor compartilhada é dor Amenizada” – Santo Agostinho.

Setembro Amarelo – Você não está sozinho