Alunos se preparam para Enem em 2015, com novidades

18 Maio 2015, 12:00 am Escrito por
Publicado em Blog / Notícias
Lido 470335 vezes

Enem, o exame avaliativo mais esperado por formandos do ensino Médio tem novas regras e valores em 2015

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será publicado na próxima segunda-feira, 18 de maio. De acordo com o Ministério da Educação, haverá diversas mudanças em relação às edições anteriores. A principal delas será na taxa de inscrição do exame, que passará dos atuais R$ 35 para R$ 63. O valor, corrigido de acordo com a inflação do período, não era reajustada desde 2004.

Os estudantes matriculados na rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2015 e pessoas que declararem carência nos termos do edital continuam isentos do pagamento da taxa. Entretanto, nesta edição, os candidatos que não comparecerem em um dos dias de provas não poderão requerer o benefício para o próximo ano.

O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, economizar recursos públicos com impressão, transporte e segurança para pessoas que não farão a prova. Na edição do ano passado, dos 8.721.946 inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de provas — abstenção de 28,6%.

Nos dois dias de exame (24 e 25 de outubro), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o início das provas, às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

(0 votos)

Diretor e Professo do Colégio poeta Dr.Mauro